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Código de Ética e Conduta CEC

1 – Das Diretrizes Gerais de Conduta e Ética

Nós gestores e colaboradores desta Serventia realizamos nosso trabalho com responsabilidade, qualidade, respeito e integridade, de forma a oferecer segurança jurídica em todos os serviços prestados, sempre buscando agregar valores éticos a sociedade e aos colaboradores.

Trabalhamos de forma ética e profissional, sempre obedecendo as Leis e Normas para formalizar e dar legitimidade aos atos Jurídicos de forma segura e eficiente.

Buscamos respeitar cada colaborador e cada cliente, pois estes são peças fundamentais para o processo da busca da excelência na qualidade de nossos serviços.

Procuramos inovações, treinamentos para que possamos sempre estar atualizados melhorando a qualidade e a agilidade no trabalho interno.

Somos imparciais, e respeitamos cada indivíduo e suas opiniões, desde que estas não infrinjam normas legais.

Somos uma empresa que abomina o trabalho escravo infantil, a discriminação racial, religiosa, o assédio moral e sexual e não contratamos empresas para prestação de serviço que o façam.

Oferecemos informações claras, precisas, atendendo a todos com o máximo de eficiência e cortesia.

Damos aos nossos clientes a certeza da confiabilidade das informações a nós fornecidas e garantimos total sigilo.

Obedecemos e respeitamos as decisões do Conselho Nacional de Justiça e da Corregedoria Geral de Justiça.

Para subsidiar decisões a serem tomadas no âmbito organizacional da serventia diante de situações conflitantes, buscando assim obter a decisão mais justa e adequada, serão seguidas as cinco provas:

  1 – Infringe a Lei?
  2 – É contrário as normas internas da Serventia?
  3 – É correto e ético?
  4 – Poderá refletir negativamente na Serventia?
  5 – É viável?

2 – Das Relações com Fornecedores e Parceiros

A escolha e contratação de fornecedores devem basear-se em critérios técnicos, profissionais e éticos que assegurem à Serventia e sua clientela a melhor relação custo-benefício.

Na busca de parceiros, para integrarem ações socioambientais e iniciativas de interesse comum, nos pautamos, para a identificação desses parceiros, na nossa missão e valores, bem como comprometimento nas relações.

É vedada a relação com fornecedores e parceiros de reputação duvidosa, que explorem direta ou indiretamente mão-de- obra infantil ou escrava, bem como os que não atendam à legislação em vigor e os requisitos estabelecidos na política interna anticorrupção e compliance da serventia.

3 – Dos Canais de Comunicação

Este código e suas diretrizes, estão disponíveis aos colaboradores e partes interessadas desta serventia por meio da rede interna de computadores e site. Na prática de reuniões e treinamentos, sempre quando necessário, serão invocados os preceitos aqui contidos com o único objetivo de enfatizar condutas esperadas, reprimir aqueles indesejáveis e garantir a lisura dos atos de prestação de serviços e nas relações com as partes interessadas: Clientes/usuários, fornecedores, parceiros, entes do governo e da justiça.

4 – Da Garantia e Compromisso com o Código de Ética

Todos os gestores e colaboradores desta Serventia comprometem-se a cumprir rigorosamente o presente código, e a colaborar para que os procedimentos adotados sejam aplicados nas tarefas diárias. A violação de qualquer política aqui adotada, ou de qualquer norma imposta pela empresa poderá ser motivo de sanções disciplinares, advertências ou suspensão, inclusive rescisão do contrato de trabalho. Como parte do próprio compromisso ético e de respeito pela lei, pedimos que sejam informados aos responsáveis qualquer violação efetiva ou presumida dos padrões de ética, a fim de que possa ser oportunamente investigada e enfrentada. Esta obrigação estende-se aos casos em que subsistir uma suspeita razoável, mesmo sem a certeza, que esteja acontecendo uma violação, como acima apresentada.

Como método adotado para garantir o cumprimento do disposto neste código, a serventia, por meio de seu Titular/Interino, adotará a avaliação contínua da práticas adotadas pelos seus prepostos, no que tange ao atendimento ao cliente/usuário, o respeito hierárquico aos líderes de setores e deste com seus liderados, a disciplina e o profissionalismo no trabalho, preservando o patrimônio físico e intelectual e a devida confidencialidade, dentro dos limites legais, quanto as informações manuseadas na condução dos atos em cada setor.

Nos comprometemos a garantir a excelência da Serventia e do serviço por nós realizado.

Controle de Revisões

VerData de
elaboração
HistóricoAprovadorAnálise
crítica
ElaboradorDistribuição
007/06/14Emissão InicialFrancieli MayerAlessandroJordanaRede Interna e Mural
105/02/18Primeira VersãoFrancieli MayerAlessandroJordanaRede Interna
210/06/19Segunda VersãoFrancieli MayerAlessandroJordanaRede Interna
313/09/19Terceira VersãoFrancieli MayerAlessandroJordanaRede Interna